Sobre incentivar os filhos

programação, software livre, rpg, e música

Sobre incentivar os filhos

Outro dia estava conversando com um amigo, chefe escoteiro e pai de escoteiro, sobre a minha filha, também escoteira, e como ela se motivava muito fácil, querendo conquistar o reconhecimento lá, e ao mesmo tempo, ela se desmotivava a ponto de não fazer nada.

Comentava com ele como eu ficava chateado, apesar de apoiar a iniciativa dela, eu ficava mais afastado, afinal, a iniciativa e o trabalho deveriam vir dela prioritariamente. O filho dele eu considero um exemplo, ele recebeu a honraria máxima dos lobinhos, o cruzeiro do sul, por ter cumprido todas as etapas do caminho do lobinho, então perguntei como ele era tão motivado, e aí veio meu balde de água fria, este meu amigo falou que seu filho não era tão motivado, ele começava e parava com a mesma frequência da minha filha, o diferencial era ele, que como pai, não deixava o menino desistir, cobrava e as vezes fazia o papel de chato, mas no final o menino se satisfazia com as conquistas.

Isso me deu um solavanco, será que eu não estava sabendo motivar a minha filha direito?

Estou refletindo bastante sobre isso ainda, penso que meu papel de pai é apresentar as coisas a ela, e ela decidirá suas prioridades, mas também acho que posso ser mais parceiro e ajudar mais.

Vou tentar fazer um experimento, tem uma especialidade escoteira que ela quer, e já está quase pronta, vou pegar no pé dela para ela terminar, assim verei qual o resultado e postarei aqui, vamos ver no que dá…

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário