VI Fórum de Tecnologia – Robótica e Automação
Demorando mais do que previsto, mas enfim, aqui.
Estou com posts bem atrasados, mas pretendo ir atualizando com a ordem cronológica inversa, os mais recentes primeiro!
Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, aconteceu no campus II da UNEB, Alagoinhas, o VI de tecnologia com tema Robótica e Automação. Entrei em contato com os organizadores para ministrar uma palestra lá, mas o período de inscrição de palestras já estava fechado. Os organizadores, de forma gentil me ofereceram a oportunidade de ministrar um minicurso que prontamente aceitei.
Estava muito ansioso por voltar lá no campus, afinal, por dois anos eu estudei e morei lá, mas para uma decepção inicial, quase ninguém que conhecia, o curso está totalmente renovado.
Cheguei em Alagoinhas no dia 12, as 14h, a parte da manhã usei para comprar alguns outros componentes que iria precisar. De acordo com a organização, os participantes do minicurso teriam kits de componentes para trabalharem, mas por via das dúvidas resolvi, pegar algumas coisinhas a mais, he he he.
Chegando lá me apresentei, e fui assistir algumas palestras, com destaque a palestra “Realizando Projetos e Promovendo o Empreendedorismo através de Engenharia de Controle e Automação” do pessoal da Optimus JR, e a apresentação de um artigo dos colegas de lá sobre uns robôs muito legais que eles estão construindo.
No segundo dia, foi o dia do mini curso, pela manhã fique na síndrome de apresentação ruim, e não consegui me concentrar em nada (tb pq estava estudando para uma outra apresentação no sábado sobre Software Defined Networking ou SDN) além da apresentação. Como sempre, imprevistos estão além das nossas capacidades, e na hora do minicurso os kits de arduínos+componentes não haviam chegado… Bom o jeito foi improvisar, e como bom armengueiro improvisador que sou, resolvi adotar o modelo de codding dojo.
A sala estava cheia, mostrei a minha apresentação de slides (que tinham apenas 05 slides no total, kkk), e fomos para a ação, mostrei os componentes que eu possuía e perguntei aos participantes o que eles queriam fazer, a idéia foi usar o sensor ultra sônico para medir distâncias, de forma incremental fomos trabalhando com o projeto, revezando as pessoas a cada 5 minutos, e no final, tinhas o sensor de distancia que ascendia um led quando alguém estava a menos de 1 metro, e bipava infernalmente quando estava a menos de 30 cm.
Tivemos tempo ainda de mais um pequeno projeto, usando o buzzer, que foi um circuito para tocar a música do Mário, mas tivemos pouco tempo e nao deu para brincar mais.
Acho que deu para ser um primeiro contato divertido com o arduíno, todos participaram e contribuíram, foi um dos melhores projetos colaborativos que já participei.
Muito bom saber que o curso anda muito bem, a empresa júnior está em ótimas mãos, e que o pessoal é bem legal. No fim o evento foi o máximo!
Estou agora no aguardo de mais convites!


Nenhum comentário