Sobre outras facetas do karate

programação, software livre, rpg, e música

Sobre outras facetas do karate

Treinando karatê agora com mais idade, aparecem outras coisas a que prestar atenção. Quando mais novo queria apenas treinar e passar de faixas, mas agora, mais velho, vejo que tem outras coisas importantes no entorno, e sobre isso que escrevo um pouco hoje.

A primeira coisa que vai definir nosso karatê é o estilo no qual treinamos, o estilo está relacionado muitas vezes com o mestre que o fundou, e a região onde foi desenvolvido. Muitas vezes entramos no karatê mas não temos ciência de qual é o estilo praticado ali, aqui no Brasil temos como o mais difundido o shotokan, criado por Funakoshi, mas longe de ser o único, temos o Gojo-ryou, e o Kyokushin que está recebendo bastante notoriedade por ser um estilo mais combativo.

A segunda coisa é a federação que estamos filiados. E nesse ponto temos inúmeras, sendo a mais conhecida a tradicional. A federação é o órgão que representa o estilo do karate no país, normalmente ligados a uma organização no Japão, a federação é responsável por ajustar o estilo, promover competições e adequar o que é esperado em cada graduação.

Hoje o estilo que pratico é o shotokan, mas a federação é a KWF, karatenomichi world federativo, uma organização criada recentemente (2000) no Japão por Mikio Yahara. A KWF trabalha muito os princípios de contração e relaxamento, antes e após o golpe visando maior impacto, assim como a idéia de vencer com um único golpe.

Aqui na Bahia, a Chronos, academia que participo, foi uma das fundadoras da KWF, quando veio para o estado, foi uma das três filiadas iniciais. E com o tempo a federação tem crescido, feito exames de faixa, cursos, um campeonato estadual, e sediou o primeiro Brasileiro. Está semana houve uma premiação dos melhores do ano, no interior, premiando os melhores atletas e clubes da Bahia, primeira cerimônia do tipo que eu vi, muito organizada e muito interessante.

Por fim é interessante saber, quando procuramos um dojo para treinar, essas pequenas coisas mas que tem grande impacto no geral, sobre estes pontos e nós adequar aos nossos interesses, qual estilo, qual federação, quais eventos, cursos e campeonatos estarão disponíveis, nunca perdendo de vista que o importante é treinar!

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário