Retorno do FISL
Bom dia,
Esse é um primeiro artigo que farei após o retorno do FISL.
Passei 4 dias no FISL, sendo que foram totalmente dedicados ao evento, chegava as 9 e saía as 18, fazendo apenas, pequenas pausas para os lanches. O que tenho a dizer, o evento foi espetacular, ouvi dizer, de muitas pessoas, que o FISL deste ano deixou a desejar, talvez tenha sido verdade, mas como foi o meu primeiro ano, posso dizer com certeza que ele foi o melhor evento de TI que já participei em minha vida.
Quando fui, tinha 3 objetivos claros no evento:
– Apresentar a palestra do Raul Hacker Club
– Conhecer mais de perto a comunidade da Mozilla Brasil
– Aprender mais sobre eletrônica e robótica
Nesses 4 dias de evento posso assegurar que fiz isso e muito mais. Além da palestra que tinha encaminhado, participei de mais duas, uma chamada “42 passos para criar seu hacker space de forma simples” que aconteceu na grade principal do evento, e aproveito para deixar um agradecimento pelo convite aos amigos do Mate Hackers[1], a outra foi “Sincronização multi plataforma com o Firefox Accounts” que aconteceu na sala da Mozilla, junto com o companheito Qaiq Alves (famoso Thiaguinho).
Além das palestras que ministrei, houve uma parte bem legal que foi o contato com o Márcio Gali da Tela Social[2], Fabrício Zuardi e o Ricardo Brandão, os três da comunidade da Mozilla Brasil. Ficamos fazendo brincadeiras com o Firefox OS, mexendo com as camadas mais internas do SO, o Gecko e o Gaia, tanto nos celulares, pcs, mac e APC.IO[7].
O Dumont Hacker Space[8] também foi pónto sensacional, formado por membros de outros Hacker Spaces, ele é um HS móvel criado em eventos. Esta edição contou com membros do Raul Hacker Club, Mate Hackers, Tarrafa Hacker Clube[9] e Garoa Hacker club[10].
Outra coisa muito importante foi o encontro da comunidade do Noosfero[5], um software livre criado e mantido por uma cooperativa de software daqui de salvador chamada Colivre[6]. O Noosfero é a base da rede social SoftwareLivre.org que por sua vez hospeda o site do FISL. O pessoal da Noosfero é muito bacana, além de serem super receptivos, mostram-se bastante abertos a colaboração, troca de idéias e etc.
A comunidade do KDE é sensacional, saímos quase sempre a noite. O KDE é justamente o projeto pelo qual tive a certeza de que gostaria de entrar pela comunidade do software livre, e isso se deve a Sandro Andrade, um membro dessa comunidade e meu professor, Vlw Sandro! Tive ajuda do Felipe Saraiva para compilar meu primeiro software do KDE (que não poderia ser outro além do amarok XD). Foi a comunidade que me chamou bastante a atenção por ter uma pessoa da área de História ativa na comunidade, Aracele Torres, vc eh demais! Todos os outros sintam-se mencionados aqui tb XD.
Outra grande comunidade é a da Mozilla, mas dessa eu já faço parte há um tempinho a mais, e sou suspeito, foi ótimo dar uma cara e uma personalidade aos colegar de IRC.
Fora que após a minha palestra sobre o Raul Hacker Club, conheci o Guilherme Marques que estava fazendo um protótipo semelhante ao nosso projeto do Primo Pobre[3], uma versão do primo[4] de baixo custo. Batemos papo durante os outros dias de evento e ao final ele nos doou o seu primeiro e único protótipo que ele tinha feito para que nós o melhorasse.
Isso deu margem a uma discussão com professores sobre TI na educação e etc, enfim, o evento foi muito proveitoso e não conseguiria diminuí-lo em um simples post no blog. Hoje digo que tenho apenas uma certeza, FISL 16, me aguarde que vou te usar.
Links:
[1] – http://matehackers.org/doku.php
[2] – http://telasocial.com/
[3] – http://raulhc.cc/Projetos/RoboEducacional
[4] – http://www.primo.io/
[5] – http://noosfero.org/
[6] – http://colivre.coop.br/
[7] – http://apc.io/
[8] – http://hackerspaces.org/wiki/Dumont_Hackerspace
[9] – http://tarrafa.net/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal
[10] – https://garoa.net.br/wiki/Garoa_Hacker_Clube:About
Nenhum comentário