Heroku e Open Badges

programação, software livre, rpg, e música

Heroku e Open Badges

Esses dias estava pesquisando como criar medalhas virtuais, como forma de reconhecimento e reforço positivo para aplicar no Raul HC. Claro que fui diretamente procurar o projeto Open Badges[1] da Mozilla.

Um dos passos importantes é definir quais badges iremos implementar, quais as regras para receber essas badges e quais serão as imagens que as enfeitarão. Para isso, nada melhor que contar com a ajuda da própria comunidade do Raul, abri um pad[2] e pedi sugestões na lista de emails do grupo e já fechamos as primeiras badges que servirão de recompensa para quem frequentar nossas atividades! Lembrando que o pad está aberto a contribuições, melhorias e sugestões!

Depois de definidas as primeiras badges, corri atrás de pesquisar como implementar as nossas badges, que alegria, a Mozilla liberou um toolkit com tudo que é necessário para emitir nossas próprias badges! Baixei os dois repositórios de lá do Github e comecei a seguir o tutorial inicial, todo o processo é bem tranquilo e está bem documentado, esse toolkit usa o NodeJS, o que é um problema, já que nosso servidor é bem modesto e já roda algumas aplicações importantes pra nós, como não queria fazer testes no servidor de produção, fui procurar um servidor gratuito de NodeJS para testar o toolkit, foi aí que me deparei com o Heroku.

Eu já deveria conhecer mais o heroku, durante o Hackathon de Gênero e Cidadania da câmara dos deputados, a minha equipe optou por usar o heroku como plataforma, mas como não fui liberado do trabalho, não pude ir para esse evento 🙁

Para uma primeira impressão, adorei o heroku, ele tem um serviço mais simples gratuito, que dá para testar seus apps, ele também é muito simples de usar, precisei apenas instalar um pacote aqui no debian para começar a usar. O heroku é um serviço de cloud, onde você pode implantar sua aplicação apenas usando comandos git, como se estivesse apenas enviando a nova versão do seu código para o repositório!

O tutorial do Badge Kit[3] já apontava o uso do heroku, e tudo transcorreu tranquilamente, com isso já consegui implantar a API do badge kit em um endereço funcional[4], estou apenas esperando ter um tempinho mais livre para continuar com o tutorial e criar minha primeira badge (para o Firefox Day que será mês que vem).

O heroku também possui “hospedagem” para outras tecnologias, como ruby, python, java, scala… acredito que vale perder algumas horinhas para dar uma olhada nele.

[1] – http://openbadges.org/
[2] – https://etherpad.mozilla.org/RaulHC-OpenBadges
[3] – https://github.com/mozilla/openbadges-badgekit/wiki/BadgeKit-Tutorial
[4] – http://raul-badgekit-api.herokuapp.com

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário