Fim do tcc
Até que enfim terminou.
Com um sentimento grande de alívio, eu terminei, e apresentei o meu TCC, mesmo ainda tendo que fazer correções, mesmo que ainda não sabendo a minha nota, o trabalho terminou, fui aprovado e agora posso me formar.
Minha batalha acadêmica durou longos 7 anos, entre duas faculdades públicas, idas, vindas, abandonos, reprovações, aprovações e voltas as matérias.
Com o fim vem logo uma retrospectiva de tudo que aconteceu nesse tempo, todos os locais, experiências e pessoas com quem tive contato. Sem dúvidas me considero um melhor profissional, mas isso não veio estritamente com a vida acadêmica, dentro da instituição. Muito do que me tornei profissionalmente veio através das experiências em estágios (apesar de considerar que a grande maioria deles foi uma exploração de força de trabalho barata), eventos em que fui e abri mais os meus horizontes, além do meu envolvimento com o movimento software livre, em especial com a Mozilla.
Muitas vezes eu fiquei decepcionado e desmotivado com as matérias, com os cursos e muito mais vezes com os professores, eu termino a graduação com a visão que a área acadêmica, principalmente em instituições públicas, é um local cheio de vaidades e egos inflamados, e o melhor que temos a fazer é engolir sapos, para ter esse reconhecimento que o diploma oferece. Estava animado para uma pós graduação, mas desisti por hora, o tcc me traumatizou…
O mercado de tecnologia em que estou inserido (Salvador/Bahia) é pequeno, e valoriza muito esse pedaço de papel como se fosse um atestado para algo, no meu emprego anterior, vi um amigo não passar na seleção apenas pq não era formado, apesar dele ser muito bom, em contra partida existiam muitos profissionais medianos lá pois já estavam formados (além de mestres e mestrandos também desvalorizados)…
Ai fica a dúvida, será que realmente vale a pena passar por todo esse sofrimento acadêmico apenas para ter o reconhecimento do diploma? Até que ponto esse reconhecimento vai me ajudar a ser um profissional e uma pessoal melhor?
Por hora acabei de passar numa outra graduação, desta vez em matemática na mesma instituição atual, algo que gosto bastante também, e já vou me matricular para começar o curso, pretendo trabalhar com matemática na computação, talvez na área de jogos ou algoritmos matemáticos. Espero uma nova visão de uma outra área, para contrapor o que passei na computação, mas aí só o tempo dirá.


Nenhum comentário