Exame de faixa roxa
No dia 25/10/2025 realizei o meu exame de faixa do karatê, saindo da faixa verde, e indo para a faixa roxa, e vim aqui escrever um pouco sobre ele.
Primeiramente, fiquei devendo o post de exame da faixa verde, mas muita coisa aconteceu de lá pra cá então vou resumir.
Treinar online estava complicado, além de acabar fazendo poucos treinos, muito problemas acabam passando despercebidos ou sem a devida correção, além do que toda a parte de kumitê fica negligenciada, pois não dá pra treinar distância, controle, reação e etc. Resolvi então migrar para uma academia presencial aqui em Salvador. A frequência de treinos melhorou, as correções melhoraram, e quando entrou um amigo com faixa próxima, conseguimos treinar melhor o kumitê, fiz o exame de faixa verde por lá e iria fazer o de roxa também, mas quando chegou perto do exame (e seria também o campeonato baiano que iria competir) tive que fazer uma cirurgia de vesícula o que ocasionou na minha não participação em ambos os eventos.
Logo após o exame precisei sair desta academia por incompatibilidade de horários, demorei bastante procurando uma outra academia com os horários que ficassem bons, mas treinos de manhã são particularmente raros aqui em salvador. Consegui me inscrever num projeto do governo do extado que dão aulas de artes marciais gratuitas, mas o horário do karatê ficava no limite do trabalho e acabava chegando atrasado e tendo que compensar.
O que resolvi fazer então foi voltar a minha antiga academia para voltar os treinos online e também treinar numa outra academia da mesma federação para suprir a demanda das coisas que o presencial necessita. Assim hoje faço aulas online dois dias na semana e mais um dia presencial em outra academia.
Nesse modelo híbrido de treino resolvi fazer o exame de faixa, que foi no interior. Fui na sexta-feira, me hospedei com o professor e já treinamos na sexta o que ajudou já a corrigir alguns pontos, no sábado fizemos um tira dúvidas e por fim o exame a tarde.
Dessa vez o dojo estava cheio, eram umas 30 pessoas, acredito que de verde para roxa fomos uns 5 candidatos. Eu me sentia preparado, mesmo sabendo que ainda haviam coisas a melhorar, equilíbrio, força e explosão. Mas o resultado positivo veio, aprovado para faixa roxa com folga.
No domingo de manhã fiz um outro treino, já pegando os fundamentos novos da faixa roxa, e recebi a nova faixa das mãos do sensei.
Agora é voltar a rotina de atleta misto (online e presencial) e aproveitar esse um ano que tenho até o próximo exame para melhorar as deficiências e fixar os fundamentos da faixa nova.
Em busca de um melhor karatê, osu!


Nenhum comentário