Exame de faixa laranja
No dia 06/07/2024 realizei o meu exame de faixa do karatê, saindo da faixa vermelha, e indo para a faixa laranja, e vim aqui escrever um pouco sobre ele.
Como já falei anteriormente, eu treino karatê online com um amigo do interior, começamos na época da pandemia e isso acabou seguindo. Quando tem os exames, normalmente eu viajo para lá, esse ano, como estou de carro, resolvi ir com ele, e assim Vanessa e Marília puderam ir também. A pedido do meu sensei, levei também uma sensei daqui de Salvador que seria a avaliadora.
Saímos cedo, buscamos a sensei Lélia, dirigente do clube Katana, e pegamos a estrada, durante mais de 2h fomos batendo papo sobre Karatê, treinos etc. Ela ficou surpresa ao saber que eu treino online e eu já achei que isso poderia impactar negativamente no exame…
Chegamos na sede, tomamos café da manhã e fomos fazer um treino pré-exame, corrigir possíveis falhas, melhorar algumas coisas e esquentar um pouco o sangue. Neste exame eu estava mais nervoso, treinei muito pouco o fundamento de kumitê e acho que isso iria pegar no exame. Algumas coisas que o sensei apontava ainda estavam acontecendo, base alta, chutes baixos, falta de equilíbrio em algumas transições.
Terminado o treino, voltamos para almoçar, comi pouco já pensando em não ficar empanzinado, descansamos e fomos para o dojo. O exame foi rápido, muita gente nas faixas branca e amarela, apenas eu e outro menino para a vermelha. O exame foi rápido, cumprimentamos, fizemos aquecimento e aí iniciou o exame dos brancas, alguns fundamentos, o katá e pronto. depois foram os amarelas, que seguiram a mesma forma, mas com o adicional do kumitê. Pro fim, começou o nosso, os vermelhas.
Nossos fundamentos começam a ficar um pouco mais complexos, a cada defesa temos contra ataque, e um desses fundamentos eu errei a forma em um dos três movimentos que fazemos, mas corrigi no próximo, um movimento foi pedido que não tínhamos treinado e isso me deixou bem nervoso, a examinadora e o sensei mostraram na hora e fizemos, talvez não da melhor forma, mas saiu.
Seguimos para o kumitê, como o outro vermelha era muito mais jovem, um faixa marrom me auxiliou neste ponto e foi muito bacana fizemos os golpes e contra golpes nos tempos corretos, e por fim, terminamos com o katá da nossa faixa, o Heian Sandan, o que é incomum para mim, normalmente me pedem todos os anteriores, tentei fazer com bastante kimê.
Um movimento fundamento que treinamos também não foi pedido, ai achei meio estranho. Acho que o ideal seria saber anteriormente os fundamentos corretos que serão pedidos para evitar essas surpresas.
Ao final foram dadas as notas, todos passaram de faixa, agora enfim graduado a faixa laranja (novamente com a maior nota, mas aqui a média caiu), estou na metade do caminho!
Depois do exame findado, fui conversar com a avaliadora os pontos de melhoria e ela apontou coisas que eu já sabia como a base alta e equilíbrio, apontou o erro no fundamento e erros novos, como ritmo, algo como cadenciar corretamente os golpes.
Cada vez que passa acredito que treinar online esteja ficando mais difícil, pois corrigir esses pontos sem estar fisicamente presente é complicado. Solicitei a ela a fazer uns treinos no clube dela e fui prontamente atendido. Vamos a caminho de um melhor karatê, Osu!


Nenhum comentário