Contribuindo para o Debian com empacotamento

programação, software livre, rpg, e música

logo do Debian

Contribuindo para o Debian com empacotamento

Há muito tempo que parei de contribuir com software livre e é algo que acho muito bom, e trás muito valor aos meus conhecimentos e a comunidade como um todo, como estou em busca contínua de me aperfeiçoar, resolvi voltar a contribuir, dessa vez com algo mais técnico, pesquisei um pouco e resolvi contribuir com o empacotamento de apps para o Debian.

Porque o Debian?
Bom, desde que eu comecei a usar o linux, usava o kurumin, era br, live cd, e era de fácil acesso, mas na época não curtia muito o KDE, e o kurumin foi passando a ter menos suporte e aí eu conheci o ubunbu, achei muito massa, vc pedia na internet, eles te mandavam live cd já gravado, com uns adesivinhos, o ambiente era o gnome, me parecia tudo muito melhor. Depois fui entendendo mais sobre a filosofia da distro e sobre a Canonical (empresa por trás do Ubuntu) e fiquei meio incomodado, não era algo anormal, mas me deixava com uma pulga atrás da orelha, e foi daí que descobri o Debian, a distro mãe do ubuntu, e sem uma Canonical como dona do projeto. Adotei o Debian como distro principal. Na época da faculdade ainda miguei do Debian para o openSuse Thumbleweed, quando estava curtindo o QT e KDE mais novos e o TW era q entregava isso. Mas depois de um tempo, parei de usar o QT e KDE e voltei para o Debian e nele estou até hoje.

Porque empacotamento?
Até hoje tinha contribuído pouco com a parte mais técnica, claro, tive alguns PRs para o Firefox, fiz app pro Firefox OS, fiz extensão pro browser, mas achava as coisas meio pontuais, o que fazia mais era traduções, comunidade e etc. Dessa vez resolvi exercitar meus conhecimentos mais técnicos, queria chegar direto num app para contribuir, mas o ideal seria se fosse algo que já usasse e conhecesse, resolvi então começar com empacotamento, que é algo técnico, enquanto vou conhecendo a forma de trabalho, o workflow do projeto e alguns pacotes interessantes.

Comecei os trabalhos entrando em contato com a comunidade e por sorte achei o Debian Brasília, pessoal muito bacana, ajuda bastante, tem um material muito bom pra quem vai iniciar, tem reuniões todas as quintas a noite, comunidade no telegram, então estava bem suprido de ajuda pra quando precisasse. Fui lendo os materiais, e quando achei que estava pronto, peguei um primeiro pacote para trabalhar(eles fazem curadoria para bons pacotes iniciais), fiz tudo que encontrei nos materiais, e abri meu primeiro Pull Request, depois de alguma discussões na issue, fiz os ajustes e pronto, meu PR foi aceito e deve fazer parte já do Debian.

Meu segundo pacote foi na mesma linha, um pacote iniciante, mas dessa vez fiz o trabalho todo só, para ver se tinha pego bem o workflow, depois que mandei o PR, vi algo diferente do primeiro, tinha que atualizar o manual dele também, algo que nunca tinha feito, simples mais bacana, ajustei e estou esperando revisão.

Agora escolhi meu terceiro pacote, este já escolhi duma lista de pacotes órfãos(onde o mantenedor deixa de dar suporte) e sem curadoria, parece que será mais desafiante. Escolhi o tuxguitar, é um pacote de composição de partituras e tablaturas, como estou aprendendo baixo, acho que juntou duas coisas que tenho vontade, aprendo mais sobre o tuxguitar, sobre o empacotamento e quem sabe eu não encontrei um bom pacote para contribuir com códigos?

É isso, seguindo com a ideia de aprendizado e aperfeiçoamento constante, um passo de cada vez, e vamos lá.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário