Tentando compilar o Amarok pela primeira vez (tentativa 2)

programação, software livre, rpg, e música

Tentando compilar o Amarok pela primeira vez (tentativa 2)

Depois de mudar a minha distro do Debian para a versão testing, tentei novamente compilar o amarok, agora com uma versão mais nova do KDE achei que melhoraria essa parte da compilação.

Segui basicamente os passos que o Filipe Saraiva me indicou:

  1. criar uma pasta ~/kde para instalarmos os softwares compilados (já tinha e estava vazia)
  2.   criar uma pasta build na raiz do repositório clonado do amarok (já tinha)
  3.   entrar na pasta build e rodar cmake .. -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=~/kde
    cada vez que ele reclamar de alguma lib que estiver faltando, tem que instalá-la na versão de desenvolvimento (fiz isso para muitas libs mas algumas ele não reconheceu…)
  4. quando o cmake tiver saído com sucesso, rodar make e depois make install. O software compilado estará em ~/kde. baixei o repositório (nem cheguei nesse ponto)

A lib gmocks não funcionou, ele dizia que precisava da versão mínima 1.4, instalei a versão 1.7 e mesmo assim não funcionou…

Ainda não foi dessa vez que consegui compilar o amarok, vou tentar meu plano B, rodar uma VM com um SO  que encapsule o KDE melhor…

——————————————————————————————————————————————

Atualização 1:

O guru do QT/KDE, Sandro Andrade me deu uma ajudinha banaca, de acordo com o blog [1], podemos suprimir o uso da lib gmock através do parâmetro -DKDE4_BUILD_TESTS=OFF. Fiz as mudanças necessárias e o cmake funcionou beleza, já estou a rodar o make aqui no amarok!

Atualização 2:

O make deu erro ao gerar a lib amarok_collection-mysqlecollection.so, indo procurar este problema!

Neste mesmo link anterior[1], descobri que preciso instalar algumas libs do mysql, instalei-as mas agora apresenta outro erro:

/usr/bin/ld: cannot find -lwrap
/usr/bin/ld: cannot find -laio

Atualização 3:

Os erros anteriores foram solucionados com a instalação das libs libaio-dev e libwrap0-dev, após isso o make rodou 100%, partindo agora para o make install.

Atualização 4:

Make install rodou 100% também, a aplicação está localizada no diretório ~/kde/bin/amarok.

Enfim consegui compilar meu primeiro app KDE, e foi logo o app que mais uso e que gosto mais, em breve pegarei um junior job para ajudar a deixar ele melhor 🙂

Atualização 5:

Rodando o amarok no terminal através do comando “./amarok”, ele inicializa minimizado no painel ao lado do relógio, quando clico sobre ele, ele abre, mas ao executar alguma música ele fecha e mostra este erro no terminal:

./amarok: symbol lookup error: /usr/lib/kde4/amarok_data_engine_lyrics.so: undefined symbol: _ZN13ScriptManager17notifyFetchLyricsERK7QStringS2_

[1] – http://blogs.fsfe.org/myriam/2009/09/26/compiling-amarok-from-git-locally-full-summary/

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário