Clube de leitura de terror

programação, software livre, rpg, e música

Imagem de uma mansão abandonada que invoca o sentimento de terror

Clube de leitura de terror

Um velho hábito que venho perdendo é a leitura. Durante anos eu fui um leitor muito bom, lia de quadrinhos a livros de romance com bastante avidez, lembro que cheguei a ler um livro da saga de Harry Potter em um dia! Com o passar do tempo essa avidez começou a esmorecer e perder o brilho, lia muito menos, quase nada de quadrinhos, quase nada de romances, o pouco que lia eram livros técnicos, e ainda assim numa quantidade muito pequena.

Deixei de lado a minha conta do skoob (uma rede social para leitores) onde eu tinha o prazer de registrar minhas leituras, interagir com outros leitores e trocar livros por lá.

Fiquei muito pensativo e muito triste pela perda desse hábito, a leitura enriquece o cérebro e a alma.

Esse mês fui visitar a bienal do livro que aconteceu aqui em Salvador e saí de lá sem comprar um mísero título, poucas coisas me chamaram atenção e as que chamaram, estavam com preço inflacionado (queria muito aquele quadrinho Morte do Guilherme Bon, mas a R$ 70 reais estava fora do orçamento), e isso me deixou ainda mais triste(minha filha, em comparação, voltou com 5 livros na bolsa, minha esposa com um e eu com vários marca páginas e sem um livro para usar eles).

Resolvi mudar esse jogo e fazer deste um hábito novamente feliz!

Procurei na internet por clubes de leitura e encontrei várias opções, coisas como a Tag que é uma curadoria cheia de mimos e até o Literatour, um clube de livros usados, cada um com uma proposta e execução bem distintas. Eu sempre gostei de literatura de horror e terror, então saí procurando um clube nesse tema. Bom, horror e terror não são tão populares assim, e acabei tendo opções bem reduzidas, mas acredito que encontrei um bom clube e comecei a fazer parte.

Lendo terror é um clube que existe no telegram e no instagram, a ideia é que todo mês são propostas novas leituras e há encontros semanais para discutir o que foi lido. Este mês, por exemplo, ao invés de um livro, foram propostos 4 contos diferentes de autores nacionais, um por semana, o que achei fantástico, primeiro por apoiar a literatura nacional e segundo por que escolheram contos de fácil acesso, gratuitos ou com custo relativamente baixo(a desvantagem é que eles estão amarrados a plataforma do kindle que eu não gosto muito por ter DRM).

Ontem fiz a primeira leitura de um desses contos, achei bem bacana, curtinho e empolgante, e tive a ideia de fazer uma pequena resenha de cada conto/livro lido para o clube e postar aqui(em breve sai o post do primeiro conto).

Estou apostando minhas fichas nesse clube, temos uma temática interessante, a possibilidade de conhecer pessoas novas e ter um espaço para discutir a leitura, são benefícios que empolgam demais!

Quantas vezes queria discutir sobre uma leitura com alguém e era super difícil achar uma pessoa que também tivesse lido o mesmo material, que ainda se lembrasse dele? Parece que meus problemas foram resolvidos por hora!

 

Comentários: 2

  1. Fera disse:

    Que felicidade, Antonio! A leitura faz muito bem para a alma e coração. Não sei muito sobre ler terror, mas fujo dos filmes, acredito que a imaginação para esse gênero tenha que ser de uma mente muito criativa! Continue, que a disciplina nesse bom hábito volte a reinar, e que te atraia muitos bons momentos consigo.

    Boas leituras. #basspower

    • Antonio Ladeia disse:

      Muito obrigado Bela!

      Acho o terror fascinante pois lida com nosso inconsciente, nossos medos e anseios, levados ao extremo, acredito que isso sirva como um estímulo para fortalecer nossa alma e emoções.
      Sim, disciplina é a chave.

      Novamente obrigado, adorei o #basspower

Adicione seu comentário