Curso preliminar de chefe escoteiro
Desde que a minha filha entrou para o movimento escoteiro, há uns 4 ou 5 anos atrás, que sou fã deste movimento, totalmente composto por voluntários, com a metodologia do aprender fazendo, tem o objetivo de desenvolver as potencialidades das crianças, jovens e adultos que integram o movimento.
Eu sempre fui um pai participativo, levo minha filha para as reuniões, ajudo o grupo de mães, os chefes e até já viajei como chefe de cozinha num acampamento. Uma coisa que sempre tive vontade, e ao mesmo tempo tive receio, era de entrar formalmente no movimento, assumir a responsabilidade e o compromisso formal com o movimento, primeiro por que o movimento lida diretamente com jovens e crianças, e sei que eles se apegam fácil, e cobrariam quando não pudesse estar presente. Eu continuei a ajudar o movimento como podia, ajudei a criar um app para que os chefes tivessem um check list para montar uma atividade padrão e ao mesmo tempo eu fui conhecendo mais o movimento, descobri que os chefes são divididos em dois grupos, escotistas, que lidam diretamente com os jovens e os dirigentes que são a parte mais organizacional.
A princípio minha vontade era atuar com os jovens, principalmente ramo sênior e pioneiro que já são maiores, mas o ramo dirigente oferece a oportunidade de ingressar no movimento sem o contato mais próximo com o jovem, o que inicialmente poderia ser bacana, visto que tenho receio em não atender a expectativas deles. Com isso em mente, resolvi me voluntariar formalmente, este processo começou no meio do ano passado, recebi vários materiais para leitura, e este ano surgiu a oportunidade de fazer um curso preliminar.
O curso preliminar, é o primeiro curso de um ciclo de aprendizado dentro do movimento, é nele que temos contato com a organização do movimento, a teoria, a aplicação, metodologia, aplicação, ritos e muito mais. O curso foi ministrado de forma EAD, foi um curso de 5 semanas envolvendo pessoas de grupos escoteiros de toda a Bahia. O curso foi bem legal, tivemos muita teoria sobre o movimento, noções iniciais sobre como ele é dividido, quais seus objetivos, como planejar atividades e muito mais, o material complementar é enorme, ainda não terminei de ler tudo! Fora a interação com vários escotistas, os mais antigos que estavam aplicando o curso, e os novos que estavam fazendo o curso também.
Ao final eu recebi meu certificado, acredito que ainda não seja um chefe escoteiro da linha dirigente, mas já dei o primeiro passo, em breve vamos começar os próximos.


Nenhum comentário