Por que aluno especial de mestrado

programação, software livre, rpg, e música

Por que aluno especial de mestrado

Este post veio explicar um pouco do porquê fazer algumas matérias como aluno especial de mestrado.

Inicialmente a idéia de fazer matérias como aluno especial, veio da necessidade de experimentar um pouco mais do mundo acadêmico, como fiz uma graduação tecnológica voltada para o mercado, quis saber como é a outra ponta, a área acadêmica.

Quando você faz a seleção de aluno especial, você precisa ter algumas coisas em mente:

  • Você vai passar por um processo seletivo: O processo é curto e composto de uma etapa, mas existe;
  • Só é possível cursar até 4 matérias: de acordo com o edital, se você tentar cursar mais de quatro matérias você pode ser desclassificado;
  • Cada matéria finalizada com êxito, você pode aproveitar os créditos no mestrado regular (convalidação de créditos);
  • Você só pode pegar uma ou duas matérias por semestre.

O processo seletivo é bem simplificado, basicamente é uma análise de currículo. O interessado deve conferir no calendário acadêmico o período de inscrição, pagar a taxa de inscrição (R$ 55), levar os documentos e o comprovante de pagamento na secretaria e aguardar o resultado.

Então, os benefícios reais para quem quer fazer o mestrado regular são  conhecer novas áreas de conhecimento, conhecer os professores para tentar um possível orientador e pegar menos matérias vai te dar um ritmo mais tranquilo…

O mestrado da UFBA conta com 06 matérias (18 créditos), 03 obrigatórias e 03 opcionais (todas as matérias são de 03 créditos). Nesta configuração, caso você pegue as 04 matérias como aluno especial e tenha êxito, na teoria você só precisará pegar mais duas matérias quando ingressar como regular! (Ainda existem outros componentes curriculares como estágio e pesquisa orientada).

Bom, esse é o meu conhecimento básico sobre o processo e seus benefícios, se quiserem mais infos perguntem aí nos comentários.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário