Hackathon + Salvador

programação, software livre, rpg, e música

Hackathon + Salvador

Depois de muito tempo que finalizou, resolvi escrever sobre o hackathon + Salvador que aconteceu em Julho no pelourinho.

O hackathon foi uma maratona de 33h visando o desenvolvimento de uma solução para a revitalização do centro histórico.

Chegamos no sábado pela manhã e começamos nos reunindo em equipes com membros desconhecidos de acordo com o tema do desafio que deveriamos enfrentar, aí começamos varias rodadas de propostas, validações e ajustes nas propostas. A cada rodada mudávamos um pouco o tema do app, e ao final de todo o processo resolvemos mudar radicalmente, assim surgiu o viva pelô uma plataforma para vender as experiências do centro histórico pelos seus habitantes, quando chegamos a este ponto já era mais de 18h e teriamos de apresentar as 15h do outro dia.

Dividimos a equipe, juntei com o outro programador e começamos o desenvolvimento enquanto o designer bolava a identidade visual e os outros dois membros foram validar validar as idéias com clientes reais. Encontramos o melhor “cliente/padrinho” que poderíamos ter, Clarindo do cantina da lua, nos recebeu bem, validou nossa idéia e foi o primeiro cliente da plataforma!

Viramos a noite codando, testando e ajustando, muitos energéticos para ficar aceso…

No outro dia, estavamos muito cansados dispersos, mas ainda tinha muito trabalho a fazer, muitas coisas a implementar e muito frontend a integrar…

Chegando perto da hora da apresentação, muitas dúvidas, o avaliador chega na mesa e a aplicação dá pau, ele sai e nos dá 5 minutos para corrigir, mais correria, ele volta, solução OK, ele inspeciona e fica impressionado com a quantidade de funcionalidades prontas.

Foco na apresentação, melhorar os slides, fazer pitchs e ajustá-los, hora da apresentação, nervosismo, porrada dos jurados, sua aplicação é bem semelhante as outras anteriores e desânimo, esperanças foram embora…

Terceiro lugar, não foi, segundo lugar, não foi, bateu o cansaço, o desânimo e tudo mais, vontade de ir pra casa… Então o primeiro lugar, Viva pelô! Energia brotou de uma forma avassaladora, fotos, flashs, entrevistas e prêmios, mas isso foi só o primeiro passo, a caminhada agora é transformar o projeto em produto.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário