Firefox Day SSA – O evento

programação, software livre, rpg, e música

Firefox Day SSA – O evento

Então domingo aconteceu o Firefox Day!

Estava super apreensivo com esse encontro, foi o primeiro que organizei totalmente sozinho e com financiamento, sem falar das vezes que tive de adiar, os outros colaboradores que não puderam ir e a mudança do local.

Cheguei cedinho ao local, a sede da Colivre, uma cooperativa de software livre super parceira das iniciativas de software livre aqui em Salvador, e logo depois chegou um dos sócios fundadores da colivre, o Aurium. Domingo o prédio não funciona, o porteiro não estava trabalhando, então tivemos de ficar de porteiros até o pessoal chegar. Deixamos um aviso no portão e fomos para a sala.

O clima do encontro foi bem bacana, nada em tom de palestra, mas sim de um bate papo mais descontraído, seguimos o planejamento que tinha feito, falamos do Raul hacker club já que iria acontecer nesse espaço, falamos da Colivre e do Noosfero, e depois falamos da fundação Mozilla, da Mozilla Brasil, software livre, os projetos na Mozilla, formas de contribuir e por fim passamos para as sessões práticas.

A primeira sessão de mão na massa foi a de localização, muitas pessoas gostaram e criaram contas no Locamotion e então localizamos algumas strings do projeto firefox os versão 2.2.

A segunda sessão foi voltada para a contribuição com código, fomos passo a passo, baixar um projeto no mercurial, fazer a primeira compilação, escolher um bug, trabalhar nele, rodar os testes, gerar um patch e enviar, essa nem todas as pessoas conseguiram acompanhar, pois nem todos eram programadores, mas foi divertido, e as pessoas viram que contribuir com código não é coisa de outro mundo.

Ao final ainda batemos papo, falamos sobre outras áreas de contribuição e já me solicitaram um novo encontro.

Por problemas com a minha maquina fotográfica, as imagens posto em outro momento.

Depois de uma saga homérica, consegui o cabo de dados para a máquina e consegui postar as imagens aqui.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário